Fique por dentro

Os números do câncer no Brasil – os resultados mostram que a prevenção ainda é a melhor forma de combate

INCA e Ministério da Saúde apresentam estimativas de câncer para 2014

27/11/2013 – O INCA estima cerca de 580 mil casos novos da doença para 2014. De acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada hoje, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, no Ministério da Saúde, os cânceres mais incidentes na população brasileira no próximo ano serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). Ao todo estão relacionados na publicação os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o coordenador de Prevenção e Vigilância do INCA, Claudio Noronha, apresentaram os números, que refletem os bons resultados obtidos com as ações dos programas nacionais de controle do tabagismo e do câncer do colo do útero. Observa-se no Brasil nos últimos anos tendência de queda na incidência de câncer de pulmão, em homens, e do colo do útero.

Lançada a cada dois anos, a Estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão pública na área da oncologia, orientando a execução de ações de prevenção, detecção precoce e oferta de tratamento. Excetuando-se pele não melanoma, a ocorrência será de 394.450 novos casos, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.

Fonte: INCA – 27/11/2013

Comentários (1)

  1. Bom dia,
    Excelente reportagem que alerta às pessoas para a necessidade da prevenção.
    Temos que nos unir para, cada vez mais, desenvolver estas campanhas, como a que estamos fazendo , de prevenção de câncer colorretal. Somente assim, conseguiremos mudar esta realidade.
    Atenciosamente, Dra Marlise( Presidente da Associação Gaúcha de Coloproctologia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.