Fique por dentro

Novidades do Congresso ASCO 2017

O Congresso Americano de Oncologia (ASCO) deste ano foi um marco na história da oncologia. Na ocasião, foram apresentados diversos estudos científicos sobre novas estratégias e terapias de combate ao câncer, realizados em países do mundo todo. Um dos tópicos mais abordados foi sobre uma nova classe de medicações desenvolvida nos últimos anos: a Imunoterapia.

Este é um tratamento inovador, que ajuda o organismo das pessoas a reconhecerem o tumor e agirem contra ele. Este novo tipo de tratamento tem tido ótimas respostas e efeito bastante duradouro, porém infelizmente nem todos pacientes estavam apresentando resposta. Neste último Congresso, foram apresentados vários estudos de imunoterapia com diferentes estratégias, como a combinação com antigas e novas drogas, ampliando assim o número de pacientes que responderam ao tratamento.

As novas tecnologias associadas ao intenso avanço científico possibilitaram também o desenvolvimento de mais uma medicação excepcional. Ainda em estudos iniciais, porém já em destaque, esse novo fármaco (um inibidor seletivo de receptor de tropomiosina quinase) mostrou altíssimas taxas de resposta em tumores raros, os quais tinham poucas ou nenhuma opção de tratamento. Sem dúvida, este Congresso foi brilhante e fico muito feliz e emocionada em ver a história da oncologia mudando diante dos meus olhos.”

Dra. Sabrina Bedin – oncologista clínica do Instituto de Oncologia Kaplan

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.