Fique por dentro

Mantenha-se bem informado: A Prevenção do Câncer é possível

No_SmokingSim, é possível adotar medidas preventivas contra o câncer. O consumo de tabaco, por exemplo, eleva de forma significativa o risco para se contrair diferentes tipos de tumores. A má alimentação está associada a aproximadamente 20% da incidência nos países emergentes. A obesidade é fator de risco para o câncer de mama, do endométrio, do rim e da vesícula biliar. Infecções virais e bacterianas são a causa de 26% de todos os cânceres que surgem nesses países.

Portanto, hábitos saudáveis, como abolir o cigarro e reduzir o consumo de álcool, acredite, dão resultado. Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais, óleos vegetais e peixes fortalece o sistema imunológico e colabora para a produção de células saudáveis. Atividades físicas aeróbicas – como nadar, caminhar e andar de bicicleta por, no mínimo, 30 minutos, 2 a 3 vezes por semana – e rotina de check-up anual são medidas aprovadas e indicadas pelos médicos para afastar o risco da doença.

Os especialistas apontam ainda que políticas públicas são grandes aliadas no combate a esse mal. Na década de 1980, a Austrália instituiu um programa nacional contra câncer de pele que orientava a população sobre os malefícios dos raios ultravioleta (UV). Atualmente, a iniciativa é reconhecida como a mais abrangente, bem fundamentada e duradoura entre todas as campanhas de prevenção contra os tumores cutâneos.

 

fonte: Revista vida e Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.