Fique por dentro

Entrevista: Dr. Daniel de Carvalho Damin

Dr. Daniel de Carvalho Damin, médico oncologista do Instituto Kaplan e especialista em Coloproctologia, também é professor da UFRGS e nos falou um pouco sobre sua área de atuação.

Pergunta: Dr. Damin, fale-nos sobre as novidades na sua área.
Dr. Damin: O Serviço de Coloproctologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde atuo como Chefe, tem regularmente realizado cirurgias robóticas de cólon e reto. Atualmente, eu sou o único coloproctologista do RS a praticar esta técnica, que só está disponível no HCPA. O método representa um importante avanço tecnológico, proporcionando maior precisão e segurança na cirurgia colorretal.

Pergunta: Quais foram os últimos eventos de atualização que o senhor participou?
Dr. Damin: Participei como palestrante no ‘II Simpósio Internacional de Coloproctologia – Prof. Daher Cutait’, realizado de 30 de abril a 2 de maio, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Também participei como debatedor no ‘Congresso Brasileiro de Cirurgia Robótica – Congresso Latinoamericano de Cirugía Robótica – 2nd International Meeting of SRS’, de 18 a 20 de junho de 2015, no Rio de Janeiro /RJ.

Pergunta: Como é conciliar a profissão de médico e de professor?
Dr. Damin: Ser professor é, em minha opinião, a realização completa da atividade médica. O professor, ao mesmo tempo em que está tratando seus pacientes, consegue exercer uma atividade igualmente importante, que é transmitir seus conhecimentos para seus alunos e residentes. A responsabilidade é muito grande, mas a recompensa que se tem ao ser professor é maior ainda.

Pergunta: Dr. Damin, como o senhor descreveria a nova geração de estudantes, nossos “futuros médicos”?
Dr. Damin: Os alunos da Faculdade de Medicina da UFRGS são, em sua grande maioria, excelentes. São pessoas entusiasmadas e dedicadas seriamente a se tornarem bons médicos. Tenho convicção que estamos formando uma geração de médicos competentes.

Pergunta: Poderia deixar uma mensagem para aqueles pacientes que estão em tratamento do câncer?
Dr. Damin: Vencer o câncer é um desafio, esperança e crescimento.
“Vence duas vezes quem, no momento da vitória, vence a si mesmo.” (Públio Siro – poeta latino do século I a.C.)

Dr. Daniel de Carvalho Damin

Dr. Daniel de Carvalho Damin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.