Fique por dentro

Mitos e verdades sobre o câncer

Existem muitos mitos sobre o câncer e nós escolhemos algumas perguntas mais comuns para esclarecer o que é realmente mito ou verdade. Acompanhe!
 
O câncer é contagioso?
Mito – Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas.
 
Pessoas na minha família tiveram câncer, terei também porque o câncer é hereditário?
Mito – Em geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, isto é, agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer ou tumor maligno no organismo, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno ambiental. Mas, repetimos: o câncer não é comprovadamente hereditário.
 
 
Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos?
Verdade – Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e suas lesões apareçam após os 40 anos.
 
 
O tabaco causa apenas câncer de pulmão?
Mito – O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.
 
 
O uso de filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta?
Mito – Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais de excesso de exposição ao sol, as pessoas não veem as queimaduras e continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares.
 
O câncer tem cura?
Verdade – Embora a medicina indique, sempre, o tratamento individualizado e cada paciente responde de uma maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.
 
O câncer de próstata causa diminuição de virilidade?
Mito – O toque retal não afeta o desempenho sexual de quem é submetido ao exame. Se a doença for descoberta ainda no início, o tratamento não influenciará a atividade sexual do paciente. Portanto não haverá riscos de perda de apetite ou desempenho sexual.
 
Se eu faço o auto-exame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?
Mito – Normalmente, se você fizer o auto-exame todos os meses e visitar seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o auto-exame, nem o exame médico, nem a mamografia são eficientes sozinhos. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com exame médico, por esta razão, a American Cancer Society (ACS) recomenda a mamografia, junto com o auto-exame e o exame físico feito por um profissional de saúde.
 
(Fonte: Oncoguia)
Post_19_11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *