Fique por dentro

Mamografia: por que e quando fazer.

O câncer de mama muitas vezes é encontrado após o aparecimento de sintomas, como percepção de um nódulo ou retração mamária, por exemplo. Entretanto, muitas mulheres com câncer de mama não apresentam sintomas. É por isso que os exames regulares são tão importantes!
Encontrar o câncer de mama precocemente e obter tratamento apropriado são as estratégias mais importantes para prevenir mortes por esta doenla. É muito mais fácil tratar com sucesso um tumor encontrado cedo, quando é pequeno e ainda não se espalhou. 
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Mastologia, o principal exame para detectar precocemente o câncer de mama é a mamografia. Recomenda-se que a mamografia seja realizada uma vez ao ano a partir dos 40 anos. Para as mulheres que possuem casos de câncer de mama ou ovário na família, em parentes de primeiro grau como mãe, irmã ou filha, a mamografia deve ser iniciada mais cedo, conforme orientação do mastologista. 
É muito importante também que as mulheres sejam examinadas regularmente por um especialista. Existem alguns tipos de tumores de mama que podem não aparecer em exames de imagem, porém são detectados através de um bom exame clínico.
Cuide da sua saúde, isso é tão importante quanto cuidar da sua família! Faça exames regulares e caso encontre qualquer alteração procure a ajuda de um mastologista!

Fonte: Dra. Daniela Cornélio – Médica Oncologista Mastologista do Instituto de Oncologia Kaplan (CRM 31080)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *