Fique por dentro

Maio Laranja supera projeções sobre a prevenção do câncer de intestino

DSC_0345A aceitação da Campanha Maio Laranja, realizada de 28 a 31 de maio, foi excelente. A afirmação é da presidente da Associação Gaúcha de Coloproctologia (AGCP), Dra. Marlise Cerato Michaelsen, que é chefe do Serviço e da Residência de Coloproctologia do Hospital Ernesto Dornelles e seus colegas da Diretoria, doutores Ruy Koshimizu, Adriano Staubus, Cleber Nunes, Daniel Damin e Daniel Azambuja.

Conforme o grupo, na abertura oficial, no dia 28 de maio, mais de 150 médicos e autoridades se fizeram presentes. Ao longo dos quatro dias de visitação ao Intestino Gigante, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, cerca de 3500 pessoas conheceram às patologias intestinais que podem ser prevenidas, sendo a principal delas, o câncer.
Os membros da diretoria da AGCP explicam que as perspectivas da prevenção do câncer de intestino prosseguem. “Vamos continuar trabalhando com projetos práticos junto às secretarias municipais e estadual da Saúde e à Assembleia Legislativa”, projeta Dra. Marlise. Nos próximos meses a presidente ocupará a Tribuna Popular no legislativo estadual para falar dos resultados da Campanha e dos projetos futuros.

Além disso, devem participar de audiência pública junto com o presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Dr. Paulo Gonçalves de Oliveira e com a Dra. Angelita Habr-Gama, presidente da ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino) por solicitação da senadora Ana Amélia Lemos, no projeto de instituição do dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Intestino. “Além da visitação ao Intestino Gigante, que foi ótima, houve uma difusão imensa sobre a prevenção ao câncer de intestino na mídia, que foi parceira indispensável”, resumem os dirigentes.DSC_0360

Dra. Marlise explica que, no próximo ano, será realizada a Segunda Semana de Prevenção de Câncer de Intestino. “Temos a intenção de solidificar o Maio Laranja em todo o país, com campanhas regionais”, planeja. No início do evento, a Dra. Marlise agradeceu os inúmeros parceiros e autoridades que se engajaram no projeto. Entre elas, o vice-governador do Estado, Beto Grill, o deputado Pedro Westphalen, o vereador Idenir Cecquim e a senadora Ana Amélia Lemos.

A presidente da AGCP e seus colegas também manifestaram os seus agradecimentos à presidente da ABRAPRECI, Dra. Angelita Habr-Gama, ao Dr. João Wilney Franco Filho, gestor do Intensivismo e Terapia Nutricional do Hospital Nossa Senhora da Conceição, ao Dr. Cláudio Rolim, presidente da FUGAST e SOBED e ao Dr. Paulo Gonçalves de Oliveira, presidente da SBCP, que palestraram na abertura do evento. Da mesma forma agradeceram ao senhor Izaac Fernandes, presidente da Federação Gaúcha de Estomizados e da Associação Latino-americana de Ostomizados que também abrilhantou o evento.

DSC_0376A presidente da AGCP fez um agradecimento especial, à sua família e aos colegas da diretoria, Drs. Ruy Koshimizu, Adriano Staubus, Cleber Nunes, Daniel Damin e Daniel Azambuja. Foi referido também, o esforço dos colegas de equipe e das residentes de Coloproctologia do Hospital Ernesto Dornelles. A Dra fez uma homenagem a todos os patrocinadores: Hospital Ernesto Dornelles, Instituto Kaplan, Governo do Estado do RS, Secretaria da Saúde do Estado do RS., Roche, Abrapreci, Nestle, Endosul, Unicred, Unimed, Vital, Ethicon, Johnmedica,Strattner , Sidi, SBCP. Finalmente, agradecem o apoio das agências Sólida e Seiva “sem as quais seria muito difícil realizar uma Campanha com tanto êxito”, concluem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *