Fique por dentro

Dr. Algemir Brunetto é homenageado pela Assembléia Legislativa

westphalen_homenageandoO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), participou, nesta quarta-feira (20), da solenidade de entrega da Medalha de 53ª Legislatura ao idealizador do Instituto do Câncer Infantil do Estado, Algemir Lunardi Brunetto. A solenidade ocorreu na sala de reuniões da presidência do Parlamento gaúcho.

O proponente da homenagem, deputado Miki Breier (PSB), destacou a relevância do Instituto para crianças e adolescentes com a doença: “Um dos grandes inimigos do século é o câncer”, disse. “Graças ao trabalho e à iniciativa do Dr. Algemir, conseguimos combatê-lo e diminuir o sofrimento dessas crianças”.

Brunetto disse estar honrado em receber a homenagem e afirmou ser apenas o intermediário de um trabalho de tantos anos. “Com o instituto conseguimos aumentar de 40 a 75% o índice de cura das crianças e adolescentes com câncer”, declarou o médico. O fundador do Instituto alertou também para a importância de a criança ser tratada em um centro especializado na doença. De acordo com ele, as chances de cura nesse caso crescem de 30 para 45%.

O presidente Westphalen agradeceu o exemplo como médico e ser humano do Dr. Algemir: “É um homem que fez e faz história na saúde. Me associo como seu soldado a esta luta”, afirmou o deputado.

Currículo**

Algemir Lunardi Brunetto formou-se em Medicina na UFRGS em 1976 e realizou residência médica em Pediatria no Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre. Realizou pós-graduação na Inglaterra, com mestrado na Universidade de Londres e doutorado na Universidade de Newcastle upon Tyne, Inglaterra, além de especialização em Oncologia Pediátrica no Hospital Royal Victoria Infirmary em Newcastle upon Tyne.

É chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e presidente do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul.

Recebeu inúmeras homenagens por sua carreira médica e pelo trabalho como idealizador do Instituto do Câncer Infantil do RS, incluindo o título de Cidadão Honorário da Cidade de Porto Alegre (2002) e a medalha de Porto Alegre em 2005.

*Com colaboração de Nathalia Kurtz
**Informações Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *