Fique por dentro

Dezembro Laranja: Fatores de risco para o câncer de pele.

 

O câncer de pele é o tipo de tumor que mais acontece na população, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a prevenção é a melhor forma de evitar este tipo de câncer. Examinar a pele constantemente é uma maneira simples e fácil de detectar precocemente o câncer de pele. Hoje, vamos destacar os principais fatores de risco, para que você fique atento:

  • :small_orange_diamond: Exposição solar – Tomar muito sol ao longo da vida sem o uso de proteção adequada aumenta a exposição da pele aos raios UVB e a agressão às células que podem levar ao câncer.
  • :small_orange_diamond: Idade e sexo – Preferencialmente na idade adulta, a partir dos 40 anos, sendo que quanto mais a idade avança maior será o tempo de exposição da pele aos raios agressores. Atinge os homens com mais frequência do que mulheres.
  • :small_orange_diamond: Características da pele – Pessoas com a pele, cabelos e olhos claros, albinismo ou sardas têm mais chances de sofrer câncer de pele. Peles que sofrem queimaduras constantes e nunca bronzeia quando exposta ao sol também corre mais risco. Pessoas que têm muitas pintas espalhados pelo corpo ou pintas grandes devem ficar atentos à mudança ou aparecimento de novas pintas.
  • :small_orange_diamond: Histórico familiar – Mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. Quando associado a outros fatores de risco, deve ter uma investigação médica mais intensa.
  • :small_orange_diamond: Histórico pessoal – Pessoas que já foram tratadas para um determinado tipo de câncer de pele e ele retorna (recidiva).
  • :small_orange_diamond: Imunidade enfraquecida – Pessoas que tem o sistema imunológico fraco têm um risco aumentado de câncer de pele, por exemplo: pessoas com leucemia, linfoma, usuários de medicamentos imunossupressores ou pessoas submetidas a transplantes de órgãos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *