Fique por dentro

12 de maio: Dia Mundial do Enfermeiro

Hoje é Dia Mundial do Enfermeiro, o profissional que se dedica ao cuidado diário dos pacientes. Como forma de homenagear a todos os Enfermeiros e Enfermeiras, principalmente da nossa equipe de enfermagem, fizemos uma entrevista com a nossa colaboradora Raquel Moreira Homem, enfermeira Responsável Técnica do Instituto de Oncologia Kaplan. Acompanhe:

Pergunta: Quais suas atribuições enquanto Responsável Técnica pelo Instituto Kaplan?

Raquel: Dentre tantas atribuições, destaco: coordenar e avaliar o serviço de enfermagem oncológica da instituição; motivar a equipe de enfermagem na busca constante de aprimoramento de conhecimentos e prestação de cuidado de excelência; participar ativamente dos projetos da equipe multidisciplinar da instituição; promover e estimular a busca da educação continuada, buscando a atualização da equipe de enfermagem; responder tecnicamente pela qualidade do serviço prestado pela enfermagem; criar e alimentar dados indicativos de qualidade no serviço de enfermagem; manter comunicação com as demais instituições deste gênero; participar de estudos e pesquisar da instituição.

Pergunta: Qual a importância do papel desempenhado pelo RT sob o ponto de vista do paciente?

Raquel: Esse profissional tem sido cada vez valorizado, pois é através dele que planejamentos assistenciais são elaborados e executados, trazendo maior segurança para o paciente e toda a equipe profissional envolvida no processo.

 

Pergunta: Qual o papel do serviço de enfermagem na área oncológica, considerando as particularidades desta área?

Raquel: A enfermagem tem um papel importante nesse processo, pois muitas vezes estamos presentes no diagnóstico e até mesmo na terminalidade.  O nosso papel não é apenas na administração de medicações, mas sim fortalecer vínculos com o paciente e seus familiares. Como nossa profissão nos norteia, precisamos de uma visão holística, enxergando um todo: seus medos, dúvidas, limitações e também sonhos e esperança. Temos uma função apostólica do cuidado, onde procuramos fazer com que esse momento de dor e aprendizado, através do nosso conhecimento científico e humano, passe a ser mais saudável e com mais força.

 

Post_12_05

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *