Fique por dentro

Dr. Gabriel dos Anjos relata a 10ª Conferência Brasileira sobre Melanoma

10ª Conferência Brasileira sobre Melanoma em Belo Horizonte, Minas Gerais de 02 a 03 de agosto, leia a seguir o relato do Dr. Gabriel Marques dos Anjos, oncologista do Instituto Kaplan, e acompanhe as novidades trazidas do evento. “Foi um congresso interessante, pois o tratamento do melanoma tem sofrido algumas mudanças importantes com o desenvolvimento de novas drogas que inclusive estão sendo estudadas para uso em diferentes tumores.
Gabriel_1

Como pontos de destaque no congresso, posso citar a discussão sobre o uso de biomarcadores, que podem ser usados para identificação de tratamentos mais efetivos e, consequentemente, esta modificando a história desta doença como não havíamos visto até então. Além disso, está permitindo a seleção de pacientes que possuem uma melhor resposta com determinados tipos de terapia. Também ocorreu uma ampla discussão sobre avanços tecnológicos mais recentes para o diagnóstico mais precoce do melanoma e nas medidas preventivas, como a retirada de sinais de pele com maior risco de transformação maligna, por exemplo.

Recentemente, novas medicações para o tratamento do melanoma entraram no mercado modificando de modo importante a abordagem e o manejo de pacientes com esta doença. Esperamos que novas medicações estejam sendo introduzidas no mercado brasileiro nos próximos anos com impacto na prática clínica igualmente importante.

Outro ponto que merece referência é a discussão de trabalhos científicos realizados em diferentes instituições brasileiras com importante foco acadêmico. O estudos clínicos e laboratoriais são os alicerces dessa revolução que o tratamento do melanoma vem sofrendo nos últimos anos e ver tantos estudos sendo desenvolvidos no Brasil mantém acessa a esperança de que estas mudanças possam ser apenas o começo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *