Fique por dentro

08 de abril: Dia Mundial de Luta contra o Câncer

Hoje é comemorado o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, data em que lembramos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta patologia. Também reforçamos que algumas atitudes em nossa rotina podem contribuem para nosso bem-estar e qualidade de vida. Confira algumas dicas:
➡️ Não fume: o tabagismo está associado a diversos tipos de câncer, incluindo pulmão, boca, garganta, laringe, pâncreas, bexiga, colo do útero e rim.
➡️ Tenha uma alimentação saudável: coma frutas, verduras e legumes em abundância; limite carnes e alimentos processados; modere no álcool; evite alimentos altamente calóricos; procure consumir azeite de oliva extra-virgem e oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes) .
➡️ Pratique atividade física e mantenha um peso saudável
➡️ Proteja-se do sol: o câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer, e um dos mais evitáveis.
➡️ Vacine-se: a proteção a infecções virais pode prevenir alguns tumores, como fígado, colo de útero e cabeça e pescoço. Discuta com seu médico se a vacina para a Hepatite B e HPV é indicada para você.
➡️ Evite comportamentos de risco: a contaminação com agentes infecciosos como HIV, HPV, Hepatite B e C podem levar ao desenvolvimento de câncer.
➡️ Tenha cuidados médicos regulares: auto-exames e rastreamento para vários tipos de cânceres comuns, tais como pele, cólon, colo do útero e de mama podem aumentar suas chances de descobrir uma lesão pré-maligna ou um tumor precoce, quando o tratamento tem maior probabilidade de sucesso.
Material elaborado por Dra. Daniela Cornélio – Médica Oncologista Mastologista do Instituto de Oncologia Kaplan (CRM 31080)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *